Apelo para o estabelecimento de uma Assembleia Parlamentar nas Nações Unidas

A Humanidade enfrenta a tarefa de assegurar a sobrevivência e o bem-estar das futuras gerações, bem como a preservação dos fundamentos naturais de vida na Terra. Nós estamos convencidos que para aguentar grandes desafios como disparidade social, proliferação de armas de destruição massiva, ameaça de terrorismo ou ameaça contra ecossistemas globais, todos seres humanos devem participar em esforços cooperativos.

Para assegurar cooperação internacional, garantir aceitação e aprimorar a legitimidade das Nações Unidas e fortalecer sua capacidade de atuação, pessoas devem ser mais efectivamente e directamente incluídas em actividades das Nações Unidas e de suas organizações internacionais. Portanto recomendamos a gradual implementação de participação democrática e representação a nível global.

Nós concebemos o estabelecimento de uma Assembleia Parlamentar nas Nações Unidas como um passo indispensável. Sem fazer a alteração da Carta da NU necessária em um primeiro passo, uma ligação crucial entre UN, organizações de sistema de UN, governos, parlamentos nacionais e sociedade civil, pode ser conseguida através de tal assembleia.

Tal assembleia não seria simplesmente uma nova instituição, como voz dos cidadãos, essa assembleia seria manifestação e veículo de a consciência mudada e compreensão de políticas nacionais. A assembleia poderia se tornar um catalisador político para maior desenvolvimento de sistema internacional e de lei internacional. Também poderia contribuir substancialmente para a capacidade das Nações Unidas para realizar seus altos objectivos e positivamente formar a globalização.

Uma Assembleia Parlamentar nas Nações Unidas inicialmente poderia ser composta de parlamentares nacionais. Passo a passo, poderia ser fornecida com genuínos direitos de informação, participação e controle vis-à-vis NU e o sistema de organização de NU. Num estado mais tardio a assembleia poderia ser eleita diretamente.

Nós apelamos às Nações Unidas e governos de estados membros que estabeleçam uma Assembleia Parlamentar nas Nações Unidas. Nós apelamos a todas organizações, tomadores de decisões e cidadãos engajados em interesse internacional comum para suportar este apelo.